Sunday, 21 September 2008

A precisão é possível!

Os sistemas de busca de info na Web se desenvolveram, ganharam corpo em cinco anos e tornaram-se o! modelo de negócios,irradiando tendências para a economia do século 21. Outro dia quis achar uma chave em casa e por pouco não deium "search" e digitei "chave de casa" no Google Maps. Ok, ok. Ainda cena dos Jetsons. Back to reality: tem os sistemas por navegação e os de consulta. Oito dos de consulta foram escolhidas pelo blog Jornalismo2.0 Utexas para análise em laboratório. Primeira conclusão geral: a precisãosó é possível quando a pergunta é precisa, ferina e mordaz. Qualquer semelhança com o jornalismo não terá sido meracoincidência. Somos sim pequenos Googles, Yahoos e Altavistas, tentando organizar a informação dispersa no mundo, tirando da fonte o que ela tem de mais importante, e de mais novo a revelar. Google, Yahoo, Altavista, Radar Uol,Clustry, MSN, Ask.com e DogPile são modelos diferentes de sites de busca, desenhados para perguntas diferentes. Saiba bem o quer perguntar antes e procure o site de busca "personalizado", porque aí você será um buscador feliz. Um basta às noites insones, à caça de uma pesquisa com 1.100 resultados. Vá direto ao ponto. Ache. O Google, Yahoo e mesmo o bom e experiente Altavista são os genericões. É claro, o Google de Sergei Brin e Larry Page (http://www.ted.com/index.php/talks/sergey_brin_and_larry_page_on_google.html)* inventou o aDsense e por isso revolucionou esse mercado. E mais: criou aplicativos. Ficou completa a família Google. Mas em termos de referências acadêmicas, é melhor procurar o GoogleHistory, o GoogleImages para...bom, você já sabe e o Google Maps...aí nem se fala. Radar Uol cita as reportagens da mídia que representa, o queé natual, tal é a web um espaço de propaganda. Quem tiver à procura de reportagens de boa qualidade, visite. No Clustry, se vê primeiro uma lista de links patrocinados e depois a busca na web mesmo. É uma grande vitrine de marcas assumida. Vale se o que está procurando é uma empresa que já pensa em webês (já fala a linguagem web). o LiveSearch do MSN vem lá no meio da Família Microsoft e também é mais genérico. Traz 162.000resultados para a pesquisa "cura do stress", que serviu de referência para este estudo. O Ask.com faz da busca - única e exclusivamente - um belo negócio. Teste as skins! E as buscas mais focadas (narrow Your Search). Tem um preview da Home Page antes de você se animar em abri-la. Agradável, amigável. O Dogpiles juntou Google, Yahoo, Live Search e Ask.com. Traz logo de cara a lista dos mais procurados. É um agregador, digamos um ministro da coordenação política.
* Isso é que é banco de dados em 3D!
PS.: Mas não se preocupe muito com tantas opções. A Web 3.0 vai ler os seus pensamentos. Senta que daqui a pouco vem a história.
Ps: Jogo dos 7 acertos: quantas referências aos bordões de TV você já viu aqui? Daqui a 20 anos, Larry e Page serão os Bill Gates (tá, não só eles, pq tem a Cauda Longa) e o que serão as nossas referências?

3 comments:

daniela bertocchi said...

Gabi, onde você está? No Texas?

Recebi um GTalk seu hoje, com texto recomendando uma leitura ao Marcelo: creio que tenha sido um equívoco de janelas..., o bom foi que acabei chegando aqui!

saudades,
Dani

Pedro said...

Realmente andamos hoje sobre passos de gigantes... Lembro ainda de quando navegava com o browser me modo texto Links, em Linux e procurava coisas usando wais, monica, telnet e whois... Sinto saudades do wais... sergei e Larry podem estar, hoje (ontem), andando em rollerblades para lançar um telefone ao mesmo tempo antenado e ultrapassado. Antenado porque eles parecem que procuraram no Google: "O quê exatamente os consumidores querem comprar?". Ultrapassado porque voltamos aos velhos tempos de compuserve e AOL, nos tempos pré-Internet total, quando éramos presos a uma conta de login para tudo: email, chats (irc), calendários... O Android, sistema operacional que busca ser o windows dos celulares, ainda que aberto, é tão fechado quanto um telnet. Basta ver aqui: http://gizmodo.com/5053747/android-and-t+mobile-g1s-five-most-obnoxious-flaws
Pode até ser que eles virem os Gates do futuro, mas para isso terão que arrumar um jeito de fazer dinheiro real e não virtual. Em tempos de depressão financeira, isso vale muito. Sabiam que, até hoje, o Youtube NUNCA fechou no azul? Muito pelo contrário. É um grande beberrão de recursos e não dá lucro nenhum. Pelo menos real.
Não quero ser sempre o advogado do diabo nos comentários, mas para quem leu 1984, os sinais parecem claros e óbvios. Será que a suprema liberdade será a total escravidão? vide ainda o filme Rollerball.

Curso Jornalismo Online segunda edição said...

Gabriela,
Você não imagina o prazer de ler teu post. Ele mistura informação e emoção. Na medida certa. É tudo o que um blog deveria ter. Valeu, não há nada a acrescentar, só ler de novo, para aprender.
Um abraço
Castilho